Equipotel 2018 é espelho de um setor em franca retomada e em busca de eficiência e inovação [Release]

A Equipotel, principal evento latino-americano do setor da hospitalidade, chegou ao fim no dia 21 de setembro último em São Paulo. Organizado pela Reed Alcantara, a feira contou com 230 expositores, recebeu 24.526 visitantes de perfil qualificado e teve área de exposição de 25 mil m², além de uma série de atrações na forma de conteúdos, experiências e oportunidades de interação voltadas à realização de negócios. Nos quatro dias de feira, a tônica foi a retomada recente do setor, que demonstra avidez por inovação, assim como o evento, cheio de novidades nesta edição. A feira teve aprovação de 82% dos visitantes e também da maior parte dos expositores: 89%.

 

A edição 2018 da Equipotel recebeu uma série de otimizações a partir de um intenso trabalho da Reed Alcantara juntamente com seus 43 parceiros para melhor atender as necessidades do visitante e dos expositores. A partir de uma ampla coleta de informações com pesquisas com todos os públicos do evento, processos de Design Thinking e a colaboração do Conselho Consultivo da Equipotel formado por especialistas do setor, o evento foi totalmente remodelado. “Identificamos na capacitação profissional, na otimização dos processos e na renovação da infraestrutura as principais demandas do setor e a Equipotel 2018 foi pensada para atender essas necessidades, com ações nos pilares de Inovação, Conteúdo, Relacionamento e Negócios”, afirma Thaís Faccin, gerente da Equipotel.

 

A primeira novidade percebida pelo visitante foi reorganização da feira em sete setores temáticos (Cozinhar & Servir, Gestão & Conectividade, Cuidados & Limpeza, Relax & Bem-Estar, Decor & Conforto, Serviços & Facilidades e Lazer & Entretenimento) para facilitar a localização por interesses. Além disso, a Reed Alcantara e seus parceiros realizaram antes do evento um road show de divulgação em mais de 20 cidades do Norte e Nordeste, com o objetivo de garantir a presença de visitantes qualificados em busca de soluções para seus empreendimentos e com orçamento já reservado para investimentos.

 

O esforço surtiu efeito. De acordo com a organização, 67% dos visitantes declararam ter poder de decisão em seus estabelecimentos e 68,2% afirmaram ter recursos financeiros para investir. De olho nesse público, a organização preparou uma série de experiências voltadas à realização de negócios. Foram duas rodadas de negócios durante a feira, uma delas específicas para o segmento de food service, com um total de 316 reuniões realizadas, oito horas de duração e movimentação estimada em R$ 189 milhões. Além disso, a organização criou nesta edição o Conecta Club, um programa que põe em contato decisores de compras e expositores e ainda realiza uma triagem dos participantes para identificar necessidades e interesses comuns para dar mais dinamismo às reuniões de negócios.

 

Entre as atrações para este público qualificado, a Equipotel trouxe de volta a mostra Hotel Design, com propostas de diferentes arquitetos para as principais áreas de um hotel. A organização também destacou o Spa Conceito, patrocinado pela Roca Brasil, com projetos arquitetônicos para a área de banho e relaxamento. Segundo o curador das mostras, o arquiteto Sérgio Oliveira, as experiências tiveram como o objetivo mostrar que é possível ter um hotel bem decorado sem gastar muito. Outra atração foi o Motel Design, uma proposta arquitetônica que busca agregar ao motel conceitos elaborados de hospitalidade, distante do estereótipo erotizado.

 

A proposta de oferta de conteúdos também foi reformulada e recebeu especial atenção da organização. Ao todo, foram 49 horas de palestras sobre todos os segmentos do setor hoteleiro distribuídos em eventos paralelos e espaços temáticos, como o Congresso de Hospitalidade, o II Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes, o Guia de Motéis Talk, o Hostel Hour, o Café do Saber e o Seminário da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria. Outra atração foi o Bar & Restaurante Evolution, um espaço com curadoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com palestras, workshops e áreas de relacionamento.

 

O cuidado com a reformulação também foi percebido na seleção dos expositores. Do total de 230 empresas destacadas, 116 eram estreantes na Equipotel. “Fizemos um grande esforço para trazer empresas de serviços com soluções que possam aprimorar a experiência do hóspede e a eficiência operacional do hoteleiro”, afirmou o vice-presidente comercial da Reed Alcantara, Paulo Octávio de Almeida. Além de trazer expositores com inovações, a organização tomou cuidado de sinalizá-los com um selo criado especialmente com essa finalidade, o Selo Hospitalidade, que nos estandes indicava ao visitante as empresas com novidades que não podiam deixar de conferir. De um total de mais de 100 inscrições, 35 expositores foram escolhidos e receberam o selo (confira abaixo a relação de empresas e seus destaques premiados), após a escolha de um comitê formado por representantes do Conselho Consultivo da feira, a partir da curadoria de soluções feira por .

 

Do ponto de vista dos negócios, a movimentação foi intensa nos estandes. O Grupo Nobile, a quarta maior rede hoteleira do País, destacou na feira uma plataforma tecnológica para a gestão de compras e outros processos que integra fornecedores e canais de vendas. Da Equipotel, a empresa saiu com mais de 60 leads e 30 cartas de intenção de compra. A Omnibees expôs solução de gestão de reservas que calcula a taxa ideal de overbooking com base em dados de inteligência artificial e de sites de reservas. A empresa fez 28 novos contratos na feira, todos com pequenos e médios hotéis.

 

Estes são sinais que comprovam o reaquecimento do setor e que embalaram as expectativas na feira. “De fato, temos notado uma recuperação expressiva na taxa de ocupação no segundo semestre deste ano, um alento importante para o setor”, afirmou o presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, na cerimônia de abertura do evento. Na ocasião, Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional), aproveitou para reforçar a necessidade de fomentar investimentos. “Enquanto o Brasil tem seis milhões de visitantes por ano, Cancun, com 32 quilômetros de praias, recebe 22 milhões. Não podemos permanecer nesse patamar”, disse. Roberto Bertino, presidente do Grupo Nobile, foi além. Ele lembrou que investimentos na estrutura de hotéis podem gerar até 16% de aumento no valor da diária e que os hoteleiros deveriam aproveitar a oportunidade para investir. “A feira reflete esse momento de transformação pelo qual passa o setor e é uma oportunidade para renovar”, afirmou o executivo na cerimônia.

 

Ainda durante a feira, a Reed Alcantara e a ABIH-Nacional anunciaram a realização conjunta do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) e da Equipotel Regional 2019 em Goiânia, entre os dias 8 e 10 de maio, em continuidade aos eventos realizados em Fortaleza no primeiro semestre. “Nossa expectativa é positiva a ponto de anteciparmos o lançamento e o planejamento dos eventos que serão realizados em Goiás”, afirmou o diretor da Equipotel, Gustavo Binardi.

 

Selo Hospitalidade

Equipotel 2018

Relação de Vencedores e Destaques

 

 

APP SISTEMAS – HITS

APP SISTEMAS – Rabbit Inn

ASK SUITE – Chatbot de atendimento automático 24h

ASSA ABLOY – VingCard Essence – Fechadura Eletrônica

BELA – Cashless Pulseiras

BITZ SOFTWARES – Meu Guru

BITZ SOFTWARES – Meu hotel

CASTOR – Colchão Kingdom Skin

CASTOR – Colchão Tecnopedic Hotel

DNI KEY WEST– Cabo DNI PPB275 para alarmes de prevenção de incêndio com dupla blindagem

DNI KEY WEST – DNI 4240 Alarme Audiovisual Eletrônico p/ Idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais

DNI KEY WEST – Luminária Arandela TartarugaAutomática LEDs SMD

DOKA – Banheira Geneve Air Massage

DOKA – Ralos Doka Cores Com Válvula Automática 10x10cm

DORMAKABA – Fechadura Saffire LX

DORMAKABA – Fechadura Quantum Pixel

ENGEFOOD – Multifresh

ESPAÇO & CIA – Anti queda Kap

FIXTRESS – Plataforma de Compras GanheJunto

GLASART – Mesa Iron

GLASART – Protetor Salivar Iron

GLASART – Luminárias Retráteis

GREASE GUARDIAN – Produtos GGX

HANSGROEH – Tecnologia PowderRain

HOMA – Sky Nature

HOMA – Sky

HUSQVARNA – Automower®

MISTERLED – Skywindows

MÓVEIS DELUCI – Chaise Flag Wood

MÓVEIS DELUCI – Poltrona Lapa

NOGUEIRA BRINQUEDOS – Multijogos infantil p/ Acessibilidade

OMINIC – Minibar de gaveta DM50CF

OMINIC – Beverage Center D52

QTMOV – Mesa Woods II Conecta

QTMOV – Banco Mercúrio Conecta

REALGEM’S – Linha Braile

REALGEM’S – Linha Terra Brasilis Frutos do Nordeste

RIOLAX – Spa Curie

ROCA – Bacia In-Wash Inspira

ROCA – Cubas Platinum

ROCA – Cubas Ruy Ohtake

RUBBERFLOOR /ESPAÇO & CIA – Rubberkap

SCHEER CHURRASQUEIRA – Churrasqueira profissional grelha LV 620

SCHEER CHURRASQUEIRA – Churrasqueira Profissional Super 350 Scheer

SPEED KIDS – Aloha

TEKA – Comfort Dry

TOPEMA – Ecobo

TOTVS – Thex e Totvs PMS

VISTA ALEGRE – Saturn by Carsten Gollnick

VISTA ALEGRE – Texture by Mieke Cuppen

VEGA IT – VEGA FeedBack

WIER – OZPro

MAKITA– DRC200 Robo Aspirador de Pó

 

###

 

Sobre a Equipotel:

A Equipotel é a maior feira de hospitalidade da América Latina, com 55 edições. Em 2018 a Equipotel contará com sete áreas: Cozinhar & Servir, Décor & Conforto, Gestão & Conectividade, Lazer & Entretenimento, Cuidados & Limpeza, Relax & Bem-Estar e Serviços & Facilidades. A divisão faz com que a Equipotel seja a única feira latino-americana que envolve todos os segmentos do mercado da hospitalidade. Trazendo diversas empresas enquanto expositoras em cada um dos setores, o evento visa atrair um público qualificado, reunindo empreendedores a procura de fornecedores para serviços e produtos, técnicos cujo trabalho tenha foco na hospitalidade e estudantes em busca de mais conhecimentos e contatos para a jornada profissional.

 

a4&holofote Comunicação

Tel: +55 11 3897 4122

Arthur Silva

arthursilva@a4eholofote.com.br

Cel: 11 9 8202 6321